09/08/2013

A febre do folk nacional


Alguns dizem que dá sono, outros dizem que acalma a alma. Alguns dizem que as letras são maravilhosas e outros acham fútil demais. Mas uma coisa é certa: o folk nacional ta chegando com tudo (e mais um pouco)!
Trazendo uma melodia facilmente confundida com a MPB alternativa e até o rock vanguardista, o que o difere desses ritmos são os instrumentos pouco comuns (como banjo, cavaquinho, flauta, piano, pandeiro, tambor) associados com uma letra muitas vezes romântica, irônica e até difícil de ser interpretada. Quem curte, já conhece. E quem não conhece, vai conhecer agora. Vamos dar uma espiadinha nos artistas que mais estão marcando presença nessa novidade?

I. Clarice Falcão: Quem nunca ouviu falar dela, não tem uma amiga que goste ou nunca assistiu o canal ‘’Porta dos fundos’’ já pode se retirar do mundo agora mesmo! A pernambucana de 23 anos virou uma verdadeira febre. Além de cantora, trabalha como atriz (já fez até novela da globo, xenti) e é noiva do ator e produtor Gregório Duvivier. Suas músicas tem uma pegada bem romântica, porém irônica e até meio louca. Já dizia ela ‘’quando eu te vi fechar a porta, eu pensei em me atirar pela janela do oitavo andar...’’


II. Los Hermanos: Todo filho tem seus pais, e se no folk nacional existe algum, são eles! A banda tem 18 anos de carreira e se você fala de bandas nacionais, precisa falar deles. Quem aí nunca pulou e dançou ao som de ‘’Ô ANA JÚUUULIAAAAAA’’? Foi exatamente essa canção que levou os barbudos a um outro patamar. O hit foi até regravado pelo ex-beatle George Harrison, sintam o nível! Um dos integrantes da banda, Marcelo Camelo, hoje foca na sua carreira solo e acabou de lançar o DVD Mormaço.


III. Mallu Magalhães: Baixinha de 15 anos, com cabelo curto, jeito de menino, voz de criança e letra sem sentido: assim era como as pessoas se referiam a Mallu, logo quando ela entrou em cena. A cantora foi muitíssimo criticada pela mídia, que afirmavam que ela era nada mais, nada menos do que uma menininha querendo atenção. Mallu ouviu, absorveu a crítica e sumiu. E tcharaaaaaaaam, voltou em 2012 calando a boca de todos e mais alguns! Toda repaginada, com cabelo na cintura e franjinha lolita, a morena mostrou que todo mundo cresce. Lançou seu novo disco ‘’Pitanga’’, que apesar de não fugir da sua essência original, tem melodia e letras mais maduras. Ela e o cantor Marcelo Camelo namoram, gente! (eu sei que o foco do post é a música, mas eu precisava falar disso pois sou apaixonada pelos dois juntos, perdão hahahaha)


IV. Cícero: Se você é menina, é romântica e sonha com um cara que te diga as mais belas coisas: arruma sua mala e vai voando atrás dele! Cícero Rosa Lins é o protótipo de cara bonito feat sensível feat estiloso feat tudo que encanta as moças. O carioca de 27 anos lançou seu primeiro disco em 2009, chamado ''Açúcar ou adoçante?'' mas somente agora ele chegou de vez. Com músicas poéticas e melodia calma, a voz do rapaz é um verdadeiro encanto. Seu novo disco está previsto pra ser lançado ainda esse mês e se chamará "Sábado''.


Além desses quatro, temos aí a banda Moveis Coloniais do Acaju, a cantora Tiê, o grupo Vanguart, A banda mais bonita da cidade, dentre outros. Então já sabe, calma na alma! Quer ver mais sobre eles? Curte nossa page no facebook que tem sempre novidade por lá.      

Beijos!

5 comentários:

  1. Entre eles, só conheço a Clarice, a Mallu e os Los Hermanos! Ok, quase todos! hahahaha! E eles cantam MUITOOO!!!!
    PS: Seu layout é LINDOO! hahaha
    Beijinhos, querida!
    Jennifer
    http://queridamaiscafe.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo o estilo de Clarisse e Mallu,acho elas lindas :)
    Beijos e obrigado por visitar o meu blog,volte sempre que puder :)

    http://www.blogdapaulinka.com/

    ResponderExcluir
  3. É sério que virou febre? Não sabia. Hahaha, não importa, né. Adoro Los Hermanos e Clarice Falcão. Cícero e Mallu escuto de vez em quando. rss

    ResponderExcluir

Pode deixar seu comentário, que adoramos recebe-los.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...