15/10/2013

Surrealismo de volta à moda

(Kenzo)
Surge mais um movimento no mundo da moda, algumas labels estão pondo suas apostas no surrealismo que foi um movimento artístico datado no ano de 1924 com lançamento do manifesto surrealista lançado por André Breton. Um dos artistas mais marcantes deste movimento artístico foi Salvador Dalí.
Nesse período surge também Elsa Schiaparelli, Italiana, excêntrica e uma das primeiras costureiras a associar moda e arte. Se aventurou na moda inicialmente com Tricôs que tinham suas marcas registradas: shapes geométricos e as estampas com efeito Trompel’oeil. Criando peças muito marcantes para o período como estampar uma lagosta num vestido, criar um chapéu em forma de sapato, uma luva com desenho de unhas pintadas, bolsa em forma de telefone ou o casaco com bolsos gavetas. Ela gostava de subverter as cores e foi por suas mãos que surgiu um dos rosas mais amados o ROSA CHOQUE. Seu primeiro perfume chamado Shocking inspirado no corpo de uma atriz da época e foi muito polemico para o período.

(Elsa também influenciou nomes como: Marc Jacobs, Martin Margiela, Alexander McQueen e Jean Paul Gaultier.)
E no ano de 2012 foi realizado a abertura da retrospectiva pelo Costume Institute do Metropolitan Museum of Art - Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations. Com curadoria e realização da abertura da exposição com Baile no MET especial amadrinhado pela toda poderosa da Vogue US – Anna Wintour e participação de vários ícones da moda, cinema e artes. E o ano de 2013 é marcado pela volta da Label com uma coleção assinada por Cristian Lacroix. A nomeação de seu novo diretor criativo: Marco Zanini (ex-Rochas).


E também influenciou o Inverno de Labels internacionais como as campanhas da Stella McCartney e Sonia Rykiel. A Kenzo trouxe sua leitura de forma jovem com as estampas e bordados que são uma marca, agora a onda é o moletom com olho.Nas vitrines da Dior assim como foi apresentado no desfile de inverno 2014 trazem essa atmosfera surrealista.


4 comentários:

  1. Eu adoro a Comme des Garçon com aqueles corações com olhos
    adorei o post

    http://heyhadrien.blogspot.com/2013/11/sweetest-place.html

    ResponderExcluir

Pode deixar seu comentário, que adoramos recebe-los.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...